Dias atras estive conversando com um dos seguidores do Livre Universo no twitter e ele, estava me falando da falta de qualidade no design e organização em alguns aplicativos, como por exemplo o GIMP, para quem não conhece (acho difícil rs) o Gimp é um editor de Imagens assim como o Adobe Photoshop, oque difere é que o Photoshop é software proprietário e o GIMP software livre, atualmente ele é multiplataforma e é um concorrente direto ao Photoshop tendo todos recursos do mesmo, mais ai você deve estar se perguntando, porque não usar o GIMP então ao invés de pagar pelo outro que é proprietário? Simples! O GIMP embora excelente carece de bons artigos e tutoriais, atualmente isso está mudando já existe diversos materiais de qualidade inclusive vídeo aulas. Enquanto ao Design, acho o do GIMP muito bom, não fugindo do padrão da Adobe, inclusive na sua ultima versão 2.8 temos a opção de integrar as janelas em uma só, deixando ainda mais pratico e parecido com o editor da Adobe. Para isso basta abrir o GIMP clicar no menu Janelas > Modo Janela Unica, e pronto ele não estará mais dividido em diversas janelas, no quesito organização ele possui seu próprio método de organização, oque não é necessariamente um erro, pois se levarmos em conta não se pode copiar na cara dura sistemas proprietários pois os mesmos possuem direitos autorais e como diria Stallman criador do movimento do software livre, copiar esses softwares seria quebrar a magica existente no software livre, pois deixaríamos de inovar para copiar, claro isso é um ponto de vista. Mais já vi crianças de 13 anos fazendo coisas no Gimp, equivalente a edições profissionais no editor da Adobe, ou seja, como disse para o nosso amigo, questão de costume, o problema é que grande parcela de nós nascemos usando sistemas operacionais proprietário, seja Windows, Mac OS, etc.
Então nos acostumamos com certas coisas, e quando por fim mudamos de sistema achamos que devem existir no outro sistema as mesmas funcionalidades, mais temos que lembrar duas coisas, a filosofia do gnu/linux em grande suma é a funcionalidade e desempenho, e que essa comunidade conta apenas com a colaboração de voluntários, ou seja não é muito simples se desenvolver um software como o Gimp e ainda ter que bolar um design mirabolante, porém essa realidade esta por mudar e o design vai ser mais um ponto forte do gnu/linux em breve, claro ele já e altamente personalizável, mais estou ainda me referindo as perfumarias e detalhes nos softwares para a plataforma, com a popularização do gnu/linux graças a Canonical empresa por trás do Ubuntu, e da vinda do Steam para linux as empresas ou grupos de usuarios que estão por trás das principais distribuições linux estão começando a investir e se dedicar ao design e organização das aplicações e sistemas. Exemplo disso é o boato de que a canonical ira começar a desenvolver seus próprios aplicativos padrões do sistema, como calculadoras, calendários, etc.
|
Quem usa o Ubuntu 13.04 já sentiu na pele um pouco disso que estou falando, sim! me refiro a substituição do Gwibber gerente de redes sociais para o Friends, que alem de mais enxuto, leve e rápido possui uma interface mais elegante e limpa, ou dos novos ícones existentes no sistema, que vieram para mudar a cara do sistema, outra distribuição linux que desde o desenvolvimento está investindo nesses aspectos é o Elementary OS Luna, que alem de nos oferecer um ambiente de trabalho elegante, sofisticado e produtivo, está desenvolvendo seus próprios aplicativos ou melhorando os já existentes, tudo para o conforto do usuário final, eu testei o sistema e digo, esta muito bom, oque quase me convenceu a abandonar o Ubuntu 13.04, mais ainda é cedo para essa atitude rsrs, o Gimp foi usado como exemplo, mais existe outros inúmeros aplicativos que uma boa repaginada seria bem vinda, vamos aguardar, porque esse ano realmente parece ser o ano do Gnu/Linux!
Central de configurações do Elementary OS Luna |
Gerente de E-Mail do Elementary OS Luna (Elegante e Limpo, não?) |
Tela de login do Usuário do Elementary OS |
Navegador Web do Elementary OS Luna
Como vocês podem ver, o sistema gnu/linux esta cada vez mais, evoluindo a largas passadas, em diversas áreas inclusive nas que se diz respeito a design e organização, gostou do Elementary OS Luna? Acesse aqui, sua pagina em português e saiba mais sobre o sistema e seus aplicativos.
Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ele é de grande importância para mim, e ajuda a incentivar a que poste cada vez mais conteúdo, obrigado.
|
ótimo, ótimo, estais fazendo um belo trabalho, parabéns.
ResponderExcluirObrigado amigo, fico feliz que tenha gostado.
ResponderExcluir"oque difere é que o Photoshop é software proprietário e o GIMP software livre, atualmente ele é multiplataforma e é um concorrente direto ao Photoshop tendo todos recursos do mesmo"
ResponderExcluirComecei a usar Linux há cerca de 6 meses e posso garantir que o GIMP, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, não tem todos os recursos do Photoshop... rsrs
Aliás, muitos dos recursos mais básicos, como Estilos de Camada, não estão presentes no GIMP.
Bom Amigo,talvez o recurso exista com um nome diferente ou de uma maneira diferente, não? Eu não trabalho com edições complexas apenas o suficiente para usar em templates e interfaces gráficas, as pesquisas que fiz me levaram a dois pontos, um publico que usava o gimp para uso profissional e outro que ainda aderia o PS, enfim, acho difícil não existir, já procurou ler o manual? Nele você pode encontrar o que deseja. Manual em Espanhol => http://docs.gimp.org/es/
ResponderExcluirManual em Inglês => http://docs.gimp.org/en/ Recomendo também o site nacional => http://www.ogimp.com.br/ nele você pode encontrar diversos artigos, espero ter ajudado, Mais mesmo que não tenha alguns recursos, na maioria dos casos o Gimp tira de letra, as tarefas rs
A Capacidade do Photoshop para aplicar efeitos em camadas é uma das razões pelas quais o Photoshop é uma ferramenta tão versátil. GIMP também tem essa capacidade, mas estilos de camada no Photoshop são efeitos de camada em GIMP. Você precisa obter e instalar Efeitos do gimp.org, Camada de plug-in para adicionar essa capacidade no GIMP e da versão Python deste plug-in oferece uma visualização ao vivo de cada efeito. Esses efeitos incluem sombras, brilhos, bisel e emboss, e outros existentes no Photoshop. Vale lembrar que constantemente está sendo criados novos plugins e aperfeiçoado os já existentes, o que acontece é que existe a necessidade de estar reaprendendo os conceitos já conquistados com o editor da adobe, e estar instalando os plugins para essas tarefas especificas...
ResponderExcluirLivre Universo,
ResponderExcluirClaudemir Júnior
Então, não sabia, viu? No PS você instala e já tá lá para ser usado...
Estilos de Camada foi só 1 exemplo, são N coisas que o GIMP não tem, incluindo Shapes (!). Poxa, pessoal, vamos ser sinceros, um programa de editoração de imagem em que não é possível selecionar mais de 1 camada para trabalhar?!
Amigo recomendo dar uma pesquisada a fundo ;) talvez você encontre ao menos alguns dos recursos, como dito eles mudam de nome e de maneira de acesso, qualquer coisa mais disponha e fique por dentro do blog, pagina do facebook (http://www.facebook.com/LivreUniverso) siga a pagina do twitter: @livreuniverso ou Google Plus na caixa lateral. Agradecemos seu comentário e se tiver algum artigo ou sugestão entre em contato com o Livre Universo.
ResponderExcluir