Se há distribuição que está na moda, essa distribuição chama-se Manjaro Linux. Isto porque o Arch Linux também está na moda.
O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. No entanto, os leitores que tentam pela primeira vez instalar o Arch queixam-se da complexidade do processo de instalação.
O Manjaro Linux é uma distribuição que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. Vamos conhecer as principais características desta distribuição. Vamos conhecer as novidades da versão 0.8.5.
Manjaro Linux é uma distribuição user-friendly, baseada no popular Arch Linux. Esta distribuição está disponível em três edições distintas, cada uma com o seu ambiente gráfico: XFCE, GNOME3 (com Cinnamon Shell) e KDE. Existe também disponível a versão Net-edition, uma versão minimalista sem a maioria dos componentes instalados (ex. ambiente gráfico, aplicações, display manager, etc).
Como principais características há a destacar o processo simples e intuitivo de instalação, a detecção automática da grande maioria do hardware, possibilidade de gerir/configurar drivers da placa gráfica recorrendo a bash scripting, e um conjunto considerável de configurações ao nível do desktop. O Manjaro Linux não é uma Rolling distro (isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo – como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses) a 100% mas tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).
O Manjaro Linux 0.85 foi anunciado recentemente, tendo sido incluídas algumas novidades das quais se destacam:
GUI para instalação
Inclui agora um Gestor de configurações
LXDM/Slim como display manager
Linux Kernel 3.8.5
SystemD 198
Xorg 1.14.0
Suporte para drivers proprietários da AMD e NVIDIA
Suporte para conteúdos multimédia e acesso pré-configurado aos repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).
Como referido, o Manjaro Linux está disponível como o ambiente gráfico de trabalho XFCE 4.10 e Openbox 3.5.0. O novo instalador simplifica ainda mais a instalação, não havendo assim desculpas para não experimentar esta excelente distribuição.
Pagina oficial: Link
Download: Aqui (Escolha a versão (XFCE, OpenBox) que pretende)
Fonte:http://pplware.sapo.pt
Gostou
dessa dica? Deixe seu comentário ele é de grande importância para mim, e
ajuda a incentivar a que poste cada vez mais conteúdo, obrigado.
0 comentários:
Postar um comentário