segunda-feira, 15 de abril de 2013

A aprenda a importância de manter seu sistema atualizado e sempre na ultima versão


Antes de abordar o tema propriamente dito, gostaria de falar um pouco sobre um tema que ando observando nas comunidades, redes sociais e na web, enfim, alguns usuarios estão dizendo que o linux deveria ter apenas uma ou poucas distribuições, falando que ele peca em qualidade por ser tão diversificado, vou então explicar de uma vez por todas o porque de muitas distribuições e provar para esses amigos que essa fato não o faz pecar em qualidade mais sim o faz ser um sistema de qualidade e que preza a liberdade de escolha.
Muito dos usuarios iniciantes ou que não se aprofundaram na filosofia do gnu/linux, costumam dizer isso, mais a meu ver e um engano, cujas raízes nasceram da falta de pesquisa, e no costume de ter suas escolhas feitas pelas empresas, como no caso do software proprietário que desrespeita a liberdade, tomando as decisões pelo usuário, isso vicia e traz comodismo ao usuário  que acaba deixando de lado suas escolhas, quando por fim resolve mudar de sistema ele acha que que vai ter tal comodismo no mundo linux, mais acontece que ele se depara com centenas de opções e na hora de escolher se perde...
Primeiramente o Linux é um só! Ou seja o linux é um kernel, é o núcleo responsável pela comunicação do hardware usado com os aplicativos e interface gráfica,  já as distribuições são conjuntos de pacotes ou aplicativos e uma interface gráfica, e embora exista um numero gigante de distribuições mundo afora, elas são criadas baseadas em basicamente três opções, as baseadas em pacotes .deb geralmente possuem como base o Debian ou Ubuntu, as baseadas em pacotes .rpm que geralmente são baseadas no OpenSUSE, Fedora, RedHat, Magéia, etc.  E as que não possuem pacotes propriamente ditos, ou seja possuem pacotes binários diferentes ou simplesmente usam do terminal para se compilar novos aplicativos, como o Caso do Arch Linux, Slackware e derivados... Enfim como podem notar não há muitas "Versões" linux e sim distribuições para cada perfil de usuário  por exemplo: uma empresa não precisa de aplicativo para twitter, youtube, mensageiro,  jogos etc, então cria-se uma distribuição com esse perfil, assim vale para outros perfis como os gamers, usuarios padrão, estudantes, crianças, universidades, cientistas, etc. Então cabe aos usuarios terem o bom senso e vontade de descobrir a melhor distribuição para seu caso, eu indico as baseadas em Debian e Ubuntu, pois são as mais facies de usar, mais existem as baseadas em pacotes rpm, e as "faça você mesmo" que são as baseadas no Arch e no Slackware, enfim, oque não pode é haver usuarios que fiquem em cima do muro, no maior estilo uso linux, mais o acho ruim, então nesse caso talvez seja melhor voltar ao software proprietário... Ou estudar os conceitos existentes no universo linux... Essa é a minha opinião de usuário gnu/linux, tendo por fundamento as horas e horas de estudo diário da filosofia, novidades e historia do sistema, espero que ajude o usuário a entender de maneira clara, o porque de muitas distribuições...

Após essa breve argumentação e explicação, vamos ao assunto principal, que é a importância de manter seu sistema gnu/linux atualizado, e sempre na ultima versão disponível.



Porque devo atualizar o sistema regularmente? e porque mante-lo nas ultimas versões estáveis?


Essa é uma boa pergunta, cuja resposta pode ajudar o usuário a entender o porque que ocorrem certos problemas no seu sistema quando o mesmo se encontra desatualizado. O linux está em constante evolução e correção de bugs (erros), assim como os outros sistemas existentes, a diferença que no linux as atualizações ocorrem muito mais rápido devido á grande quantidade de pessoas envolvidas no projeto e nas correções de bugs, então é recomendável sempre estar em busca de atualizações no Atualizador de programas de sua distribuição, assim você sempre terá a ultima versão estável de seus aplicativos e terá os erros do sistema corrigidos mantendo assim, um ambiente otimizado e seguro.

Mais apenas atualizar o sistema e os aplicativos não bastam é necessário estar de olho no desenvolvimento de novas versões estáveis da sua distribuição, acessando regularmente o site oficial da mesma, por exemplo: Atualmente a ultima versão estável do Ubuntu é a 12.10 e a de longo suporte do mesmo a 12.04 LTS, agora se você possui uma versão inferior, como a 10.04, você provavelmente não terá a qualidade e compatibilidade nem o suporte, da ultima versão 12.10 ou da 12.04 LTS, ou seja você estará com um sistema obsoleto, que possui erros que já foram resolvidos nas versões recentes, alem de que o suporte a novos hardwares, como placas de vídeo, câmeras  etc. Não vão ser o mesmo existente nas versões novas do sistema, alem de que o kernel, ou núcleo do sistema estará desatualizado afetando o desempenho e confiabilidade do seu sistema, por isso é importante estar sempre com a ultima versão estável seja ela de longo suporte (LTS) ou não. Dessa forma você estará com o sistema otimizado, seguro e com suporte a dispositivos novos, alem de novas opções de pacotes para seus aplicativos favoritos.

Como faço para Atualizar meu sistema para ultima versão? Como sei se já saiu uma versão nova?


Geralmente quando uma nova versão da distribuição esta disponível o aplicativo responsável pela atualização do sistema e aplicativos, avisa o usuário  mais e bom sempre estar acessando o site oficial da distribuição e ver se existe uma nova, se existir e você não foi notificado pelo sistema, basta ver no fórum ou comunidade do sistema qual o processo para forçar a atualização, e seguir os procedimentos indicados. Ou então optar por fazer o download da ultima versão e fazer uma instalação limpa no seu computador, dessa maneira você terá que fazer backup dos seus dados pessoais e apagar tudo reinstalando o novo sistema, esse é um método muito utilizado por aqueles usuarios mais avançados ou que simplesmente acham mais confiável tal método  visto não haver riscos de incompatibilidades e quebra de pacotes durante o processo de atualização.

Como vimos, é de suma importância  manter o sistema atualizado e sempre em ultima versão disponível  dessa maneira dispondo das ultimas novidades de nossa distribuição gnu/linux favorita, alem de um suporte a hardware aprimorado.


Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ele é de grande importância para mim, e ajuda a incentivar a que poste cada vez mais conteúdo, obrigado.





0 comentários:

Postar um comentário