sábado, 18 de maio de 2013

XFCE 4.10 um ambiente leve e elegante!




Confesso que nunca usei por muito tempo o XFCE como ambiente de trabalho principal, mais nos ultimos dias acabei tendo que optar por ele, devido um erro que levou meu Unity ao colapso total, fazendo com que o mesmo parasse de funcionar corretamente, dessa forma aqui estou eu com o XFCE 4.10 um ambiente rápido, leve e elegante, notei a diferença de imediato, mesmo possuindo um hardware avantajado e memória RAM de sobra, notei a diferença no sistema, que ficou mais fluido, e na facilidade em personalizar o ambiente. Claro que isso não significa que eu vá abandonar o Unity, mais sim que até que eu reinstale o sistema usarei ele, a unica coisa que não gosto é o fator do menu, acho muito trabalhoso em buscar nas categorias, oque eu buscava diretamente do Dash no Unity, mais mesmo assim é um bom ambiente, e por isso venho aqui ensina-los a instalar o mesmo nos seus computadores, vale lembrar que uma vez instalado o mesmo se encontra-rá disponível na troca de sessão.





Passo 1. Feche todos os seus aplicativos em execução;

Passo 2. Abra um terminal;

Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Finalmente, instale o ambiente:

sudo apt-get install xfce4

Saia da sessão atual, escolha o XFCE na tela de login e comece a experimentar o ambiente. Só não esqueça de comentar aqui o que você achou, outras pessoas podem querer saber como foi a sua experiencia assim como a minha, e nota esse passo não danificara o sistema, ao menos sempre o usei e nunca deu nada. A baixo minha desktop nesse exato momento:




O dock usado foi o Plank, para instalar ele no ubuntu, e só seguir as dicas logo a baixo, vale ressaltar que ele sera exibido no Unity também, por isso caso não queira use o panel padrão do XFCE mesmo que embora menos elegante possui a mesma finalidade.

Para isso coloque o repositório abaixo no sources.list:

# elementary OS daily-build PPA
# sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 4E1F8A59
deb http://ppa.launchpad.net/elementary-os/daily/ubuntu precise main
deb http://ppa.launchpad.net/elementary-os/os-patches/ubuntu precise main

Agora rode os comandos na ordem:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 4E1F8A59
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install plank

Para que o plank inicie junto com sua interface gráfica, crie o arquivo plank.desktop e adicione o seguinte conteúdo que pegamos emprestado do elementaryOS:

[Desktop Entry]
Name=Plank
Exec=plank
Terminal=false
Type=Application
StartupNotify=false

Coloque-o no diretório $HOME/.config/autostart, onde $HOME é o seu login. É só reiniciar a interface gráfica que ele vai aparecer.


*nota: não me responsabilizo por danos ao instalar essas aplicações, fica por conta e risco, muitos fazem o processo sem problema algum, eu sou a prova disso, mais se estiver em duvida recomendo apenas a instalação do XFCE.


------------------------------------------------[ Publicidade ]-----------------------------------------------







------------------------------------------------[ Publicidade ]-----------------------------------------------




Este artigo pertence ao Livre Universo.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.
Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.
A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!


0 comentários:

Postar um comentário