sábado, 11 de maio de 2013

Como desligar as mensagens de erro do Ubuntu


Eis que encontro uma dica muito útil do site ubuntued e venho aqui compartilhar com vocês, pois essas mensagens de erro incomodam, e não possuem serventia nenhuma, fiquemos agora com a dica:

Mensagem  Apport do Lubuntu
Você tem instalado o Ubuntu 12.04? Então provavelmente já viu inúmeras vezes a janela (do Apport) apresentada na imagem acima, pedindo para que você envie os dados das aplicações que fecharam inesperadamente.

Esta janela aparece porque o Ubuntu 12.04 tem uma aplicação chamada Apport, que basicamente recolhe dados importantes das aplicações que deram erro e permite enviar o relatório de erros para que os programadores possam corrigir o problema.

Apesar de ser algo benéfico, a verdade é que estas mensagens irritam os utilizadores devido à frequência que elas aparecem. Assim neste artigo mostra-se como desligar estas mensagens de erros produzidas pelo Apport.


Na verdade, para além desta aplicação ser extremamente irritante em algumas situações, em que certa aplicação está constantemente a mandar mensagens de erro e o Apport está constantemente a mostrar estas janelas de envio de relatório, ela está numa fase de pouca relevância.




Porquê que esta aplicação está numa fase de pouca relevância? Muito simples: inicialmente os programadores do Ubuntu precisavam de saber quais os erros que ocorriam para poderem corrigir essas falhas e por isso ativaram esta aplicação não só nas versões de teste do Ubuntu mas também na versão final, estável. Ora, como o Ubuntu tem um número elevado de utilizadores eles têm recebido mais relatórios que correções de erros que alguma vez conseguirão fazer.

Quer isto dizer, portanto, que estes relatórios são utilizados mais como estatística para determinarem quais os erros comuns a corrigir. Para isso você mesmo pode ir ao site do Launchpad e marcar como que determinado erro o afeta e assim evita ter de ter esta aplicação a funcionar e constantemente a irritar.

Por estes motivos, a maioria dos utilizadores querem simplesmente desligar o Apport. Assim, na secção seguinte mostra-se como desligar o Apport e na secção a seguir mostra-se como remover por completo o Apport.

Como desligar o Apport?


O Apport permite ser desligado, sem ser removido. Aliás, o ubuntu na versão estável devia ter o apport simplesmente desligado mas instalado. Essa opção está armazenada no local seguinte:


  • /etc/default/apport
Por isso, para desligar o Apport, basta abrir esse ficheiro em modo administrador e trocar o valor 1 (que significa ativo) para o valor 0 (zero, que significa desligado). Assim, abra o terminal e escreva o comando seguinte para rapidamente abrir o ficheiro em modo administrador:

sudo gedit /etc/default/apport

Quando a janela abrir, simplesmente modifique a linha “enabled=1″ para:

  • enabled=0

Como remover o Apport?

Prefere simplesmente remover o Apport? A solução ainda é mais simples, execute o comando seguinte e o Apport será removido:

sudo apt-get remove apport apport-symptoms

Caso você um queira voltar atrás e instalar o Apport, bastará executar o comando seguinte:

sudo apt-get install apport apport-gtk apport-symptoms

Agradecimentos:

Uma vez que eu não estava a conseguir ter erros no meu Ubuntu, não estava a conseguir produzir essas janelas de erro. Assim, o Luís Cardoso e o Dark Thauan GX forneceram as imagens que foram utilizadas neste artigo.



------------------------------------------------[ Publicidade ]-----------------------------------------------







------------------------------------------------[ Publicidade ]-----------------------------------------------



Este artigo pertence originalmente ao ubuntued
Link original: aqui.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.
Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.




0 comentários:

Postar um comentário