terça-feira, 24 de setembro de 2013

Elementary OS 0.2 Luna, usar ou não usar?

Depois de tanto ouvir falar da versão final do Elementary OS 0.2 Luna, confesso que fiquei curioso, pois as opiniões eram divergentes, uns falavam bem do sistema, enquanto outros não só falavam de vários bugs e falhas quanto provavam suas criticas através de vídeo analises e artigos, como já havia testado a versão beta 2 do sistema e não havia aprovado devido a bugs irritantes e falhas no kernel, confesso que foi com uma pulga atrás da orelha, que decidi baixar o Elementary OS Luna Final, e substituir meu Ubuntu 13.04 Que esta comigo a mais de cinco meses (atualizado desde o 12.10).


Download uma frustração que virou agradável surpresa!




Ao baixar o sistema do seguinte link, confesso que por distração momentânea fiz o download da versão x86 (32 bit) direto no navegador, e fui me ocupar de outros afazeres, sem conferir se estava baixando a versão x64 bit, já que a maquina que iria instalar possui 8 GB de RAM e um Processador de quatro núcleos.  Ao termino do Download coisa de aproximadamente 4 horas, em uma conexão de 1 MB cuja taxa de transferência estava oscilando entre 60 Kbps a 125 kbps, me deparei com o meu erro, e confesso fiquei deveras desanimado, mais decidi prosseguir, mesmo sabendo que nativamente poderiam ser reconhecidos apenas 3,28 GB de RAM, e teria que usar um Kernel PAE para indexar mais de 4 GB de RAM oque seria um trabalho a mais e desnecessário caso eu tivesse baixado a versão x64. A agradável surpresa que constatei pós instalação foi que o Kernel PAE (que possibilita indexação e leitura de mais de 3 GB de memória RAM até 64 GB) veio instalado nativamente, reconhecendo meus 8 GB de memória RAM.



Nota o armazenamento é de 500 GB porém o sistema não listou nessa tela ...

Instalação um verdadeiro fiasco se confiar de mais nela! 

Acostumado com a instalação de distribuições linux, baseadas no Ubuntu, não achei nenhuma novidade quando me deparei com o instalador do Elementary OS que é quase identitico ao do Ubuntu com algumas modificações, porem foi ai que perdi uma instalação e aproximadamente 1 hora atoa! 



Instalador do Elementary OS Luna / By: Google Imagens


Acostumado com o a instalação quase automática do sistema, sendo que somente mudo algumas opções de partição, selecionei a opção Baixar atualizações enquanto instala e Instalar Plugins proprietários, logo em seguida escolhi as opções personalizadas de particionamento e deixei instalando, só para o instalador sair da tela exibida acima, quando se seleciona as duas opções leva em media 10 minutos, mais não estranhei pois é normal na minha internet levar esse tempo, acredito que ele gera uma lista de pacotes a serem baixados para depois prosseguir, isso demora tanto no Elementary OS quanto no Ubuntu ou qualquer derivado que testei. Mais após a conclusão da instalação e o reinicio do sistema... Surpresa! O sistema não iniciava a interface Gráfica de jeito nenhum, ele entrava no Terminal tty 1, e nada de apertar as teclas para o tty 7 que geralmente nos leva ao ambiente gráfico, ou até mesmo forçar o inicio por comando...  Eu havia me deparado com este erro quando testei o beta 1 e depois o beta 2, e pelo visto a equipe de desenvolvimento esqueceu dele, conclusão, instalei o sistema sem as duas opções, oque me fez ter que configurar tais coisas depois e perder mais tempo...


Segunda instalação, tudo OK!

Após a segunda instalação sem as opções citadas acima, o sistema carregou normalmente, logo na tela de boas vindas / Login note-se o cuidado e o capricho que a equipe de desenvolvimento do sistema teve com os aspectos visuais, que são agradáveis e discretos além de bonitos.


Login do Elementary OS luna / By: Google Imagens

Logo após o Login com minha senha, notei algo que me agradou e muito, mesmo com o sistema ainda livre de modificações, já que havia acabado de instalar, ele demonstrava ser mais leve que o meu até então finado Ubuntu. Comecei por instalar o suporte de  Idiomas que estava incompleto e logo em seguida executei o Gerenciador de atualizações, para depois reiniciar o sistema e ir em Configurações do sistema => Drivers adicionais e habilitar a ultima versão proprietária dos drivers Nvidia para minha placa de vídeo 9400GT, após o termino do download e instalação do driver, que foi tranquila, reiniciei o sistema e notei algo que já acontecia no Ubuntu e derivados, o belo logo do Elementary OS que aparecia no Carregamento do sistema, foi substituído pelo nome do mesmo em letras brancas, algo que ocorre quando se instala os drivers proprietários da placa de vídeo do computador.





Já os usuarios do Ubuntu não terão dificuldades em usar o Elementary OS Luna, tendo em vista que o mesmo é derivado do Ubuntu 12.04 LTS, e por isso possui compatibilidade com os pacotes do mesmo, além de possuir a central de configurações do sistema idêntica e trabalhar com o APT para instalação via terminal. 



Central de Programas


Sendo a mesma que  do Ubuntu, é de fácil acesso, e seu uso é bem simples, porém ao que parece a nova versão do Elementary OS cujo nome é "Ísis" que ainda esta em fase beta, e tem muita coisa pela frente antes que se torne final, ira contar com uma central de programas própria do sistema.






Muitos usuarios espalhados pelas comunidades linux, relataram instabilidade e diversos bugs na central de Programas, porém no meu caso foi o inverso, para grande surpresa, a central não apresentou instabilidade e nem bugs, ao contrario se mostrou (não me perguntem como rs) mais rápida e leve do que no Ubuntu, e olha que uso o Ubuntu a anos e acompanho a evolução da central, que embora tenha melhorado muito no Ubuntu, as vezes fica lenta.  Sendo que a unica vez em que ela travou foi quando perdi a conexão com a internet, porém rapidamente voltou a responder assim que a conexão restabeleceu.



Personalização um ponto positivo assim como em qualquer distro linux...


O Elementary por padrão já vem com um tema, elegante e agradável, porém  há a possibilidade de deixa-lo ainda melhor instalando temas e configurando alguns por menores, como por exemplo os botões das janelas, que no meu ponto de vista são horríveis devido a falta do botão minimizar e a mudança do padrão de layout, sei que é uma particularidade pessoal e isso vai muito do usuario, mais para mim, não me agradou e precisei instalar algo que já usava no Ubuntu para alguns ajustes, e que para o Elementary também existe: Tweaks, a instalação foi simples, segui os seguintes passos do próprio site do sistema.

Os passos são basicos, bastando abrir o terminal e nele digitar:

1° Adicionando repositório

sudo apt-add-repository ppa:versable/elementary-update




2° Atualizando a lista de aplicativos.
sudo apt-get update




3° Instalando o Tweaks para o Elementary OSsudo apt-get install elementary-tweaks




Em Configurações do Sistema, teremos o Ícone de acesso ao Tweaks, a onde poderemos fazer diversos ajustes inclusive voltar os botões das janelas na posição padrão com a opção minimizar também.







Como se sabe, a personalização não é algo exclusivo dessa distribuição, sendo que a maioria delas possuem tais opções, mais por essa contar com um aplicativo feito exclusivo para o seu uso, faz com que tenha um ponto positivo a mais. Lembrando que na comunidade do sistema se encontra diversos temas compatíveis e muito bem elaborados.



Aplicativos que acompanham o sistema



Um ponto realmente negativo nesse sistema, são os aplicativos que o acompanham, o Navegador Midori é rápido  porém a necessidade de ter que seguir um artigo só para fazer o Flash funcionar nele já faz com que ele perca o encanto, fora isso ele nos meus testes travou muito e apresentou instabilidade durante a abertura de 10 Abas, coisa absurda sendo que hoje em dia as vezes estamos com mais de 20 abas abertas, principalmente para quem está pesquisando conteúdo para um TCC ou até mesmo se entretendo com redes sociais e downloads. O aplicativo padrão de e-mail Geary, não configurou contas de Email Outlook, Hotmail ou até mesmo uma de minhas contas Yahoo automaticamente,  coisa que o Thunderbird tira de letra, além de ele ser muito simplista, faltando algumas opções mais avançadas, sei que terão aqueles que criticaram esse aspecto de minha analise, e respeito a opinião dessas pessoas, mais ao menos para mim, e para outros usuarios esses dois aplicativos são no mínimos incompletos... 







A falta de uma suite de escritório mesmo que minimalista é outro ponto negativo, embora não seja algo muito ruim, é no minimo estranho, mesmo para a filosofia do sistema que visa a liberdade, pois impossibilita o uso dela para edição de documentos usando o Live CD. Falando em faltas, existe outro problema, ou no minimo inconveniente  o sistema não possui um Monitor de tarefas, oque impossibilita o usuario finalizar tarefas e principalmente ter ideia do consumo do sistema.  

Embora haja ainda esses inconvenientes o restante dos aplicativos e a compatibilidade nativa com todos os disponíveis para o Ubuntu 12.04 LTS sana este problema, no meu caso removi o cliente de E-mail nativo e instalei o Thunderbird, deixei o Midori esquecido em um canto, visto que até o momento não consegui remove-lo, e instalei o Firefox e Google Chrome. A suite de Escritório escolhida por mim foi a LibreOffice 4.2 que deixarei os passos para instalação abaixo, e por final também configurei o visual, instalando um tema de ícones e de janelas que imita o MAC OS X Moutain Lion, que também deixarei o link de onde tirei.


Instalando o LibreOffice e os temas!



Para instalar o LibreOffice mais atual no Elementary OS Luna, já que os existentes nos repositórios é o 3.8 um pouco antigo já, basta abrir o terminal (CTRL + ALT + T ou buscar nos aplicativos) e digitar os itens abaixo e dar enter, um por vez:

1°  Adicionando repositório:

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa


2° Atualizando lista de aplicativos:

sudo apt-get update


3° Instalando o LibreOffice


sudo apt-get install libreoffice


Para os temas basta seguir as dicas desse link aqui: Temas, que é da comunidade oficial.

Ou digite os comandos no terminal:


1° Adicionando repositório da comunidade Elementaryosbr:

sudo apt-add-repository ppa:elementary-br/projects



2° Atualizando lista de Aplicativos:

sudo apt-get update



3° Instalando Tema de Ícones Ieos7 e Tema de janelas:

sudo apt-get install mountainlion-theme ieos7-icons



4° Aplique o tema Usando o Tweak que já foi ensinado a instalação acima.




Gazette - Serviço que agrega feeds e informa o tempo em sua tela






Esse adorno que mais lembra um Conky ou Widget, além de elegante é muito útil, pois com ele podemos ter acesso as ultimas noticias de um site favorito, a temperatura de nossa região e ainda as ultimos arquivos acessados. Gostei muito de sua leveza e simplicidade, além da própria funcionalidade já dita. Para instalar basta apenas seguir esse artigo da comunidade elementaryosbr.org na parte de configuração do Gazette, onde se configura o Feed de noticia caso queira usar nosso Feed basta usar o seguinte código em lugar do listado lá no artigo: 

gsettings set org.pantheon.gazette.news rss-url 
"http://feeds.feedburner.com/LivreUniverso?format=xml"

A imagem acima, como podem ver foi o resultado final, que obtive do Elementary OS Luna, apos algumas configurações e instalação de temas e ícones  eu particularmente achei que o sistema é bastante customizável e elegante, ficando satisfeito com o resultado final, embora tenha gasto algum tempo configurando, não notei lentidão e nem bugs.


Conclusão final!


O Elementary OS 0.2 Luna final, é um excelente sistema operacional para quem gosta de distribuições enxutas de aplicativos e com visual elegante e sóbrio, porém não recomendaria para quem quer um primeiro contato com o linux, devido a falta de aplicativos e de algumas opções inexistentes, já que para deixar o sistema 100% legal, é necessário um conhecimento básico no assunto, pois o usuario teria que instalar pacotes, aplicativos e Temas de seu grado. Isso coloca o sistema em um patamar menos acessível para os leigos que ainda não aprenderam os rudimentos do sistema linux, ou seja a instalação de aplicativos sem uso da Central de Programas, e customização, é claro que tendo uma vasta lista de artigos em sites especializados na distro, se torna fácil sua configuração e personalização, mais na minha opinião ela poderiam vir com alguns aplicativos de uso geral, que de preferencia fossem mais populares entre usuarios novatos, como o navegador Firefox ou Chrome, etc.

A nota geral seria de 9,5 pois o sistema não conta com um bom navegador, isso na opinião de muitos, e pode matar a sua instalação se for selecionada as opções de download de Plugins e atualizações durante a instalação do sistema. Além de não contar com uma suite de escritório, oque faz o uso da Live CD ser restrito, já que não se pode abrir documentos de texto, planilhas e apresentações sem ela. Fora isso é um sistema que eu aprovo e recomendo para quem estava com medo, devido os relatos de bugs, a configuração da maquina usada é a da imagem no começo deste artigo, e portanto qualquer pessoa com algo um pouco abaixo ou acima rodara o sistema tranquilamente. Enquanto as falhas relatadas por muitos, a minha opinião é que as atualizações atuais do sistema devem te-las sanado, pois até o momento tudo corre bem, espero que continue assim.




------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------


------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------



Este artigo pertence ao Livre Universo.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.

A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!

5 comentários:

  1. Olá galera, atualmente uso o Ubuntu 13.10, queria saber se vocês acham apena migrar para o Elementary OS Luna ou ficar no Ubuntu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz o melhor sistema é aquele em que o usuario se apega mais, senti bem, então migre se sentir falta do ubuntu volte se não... ja sabe!

      Excluir
    2. vale a pena migrar cara.. eu prefiro mt mais o elementary os.

      Excluir
  2. O que me agradou bastante foi sua interface simples e limpa. Diferente de outras como Cinnamon, Mate, Unity e Kde são meio que sombrinha e sem brilho, isso me irritava, fazendo com que você se canse facilmente. Outro ponto forte foi o menu de aplicativos seguindo o resto do sistema bastante simples com fácil navegação. Achei o sistema bastante fluido sem lentidão ou travamento. O único problema foi com o driver da impressora tive que baixar o hplip mais recente.

    ResponderExcluir
  3. Testei e gostei também, vale muito a pena instalar e usar. O visual default é agradável e possui uma grande quantidade de temas disponíveis.Tive alguns problemas na instalação, mais em relação ao grub, tive que reinstala-lo novamente. Apos a instalação recomendo a atualização para um Kernel mais novo, usei o 3.12. Com ele resolvi um problema em relação a rede WIFI.
    Deixo um link aqui de um cara que da' boas dicas de pós instalação:

    https://gist.github.com/memoryleakx/7567474

    Segui somente os principais, em relação ao kernel e os temas, mas tem bastante coisa que se pode aproveitar.
    Ate mais

    ResponderExcluir