domingo, 21 de abril de 2013

Momento Reflexão #1: Até que ponto o costume interfere em nossas escolhas?


       Como podem ver as escolhas são muitas, exclusive Paçoca!? rsrsrs
Como a maioria das pessoas que visitam o blog sabem, embora eu tenha contato com o linux a um bom tempo, só resolvi usar ele como sistema primário  descartando de vez qualquer outro sistema a aproximadamente três meses, a minha migração foi tranquila, devido ao fator de que eu tenho contato com o linux a um bom tempo, mesmo não o usando como sistema principal, eu sempre tive um hd com a ultima versão do Ubuntu e do OpenSUSE, minhas distribuições favoritas, e sempre estive acompanhando, mesmo que de uma certa distancia o desenvolvimento geral do gnu/linux, e observei é claro que o sistema vinha crescendo claramente, mais algo ainda me impedia de migrar.
 Antes de ser usuário linux eu, usava o Windows 7 Pro, porém com o lançamento do Windows 8, mudei para o mesmo, foi uma longa e inútil tarefa de migração, pois tive que me habituar com a nova interface, que ao menos para mim é completamente improdutiva e feia,  sei que gosto é algo subjetivo, mais também me sinto no direito de relatar minhas opiniões né? Enfim após um tempo me acostumei, e dominei o sistema, como sou desenvolvedor VB.Net  notei que o sistema não era muito produtivo, em relações a softwares, muitos dos quais eu usava sofreram incompatibilidade, games então os mais antigos, não funcionavam ou davam erro do nada, já deixo claro que possuía a licença dos games e do windows, foi com isso que resolvi mudar para o gnu/linux Ubuntu, apaguei todo o hd e mandei ver... Claro até hoje uso uma máquina virtual com o Windows 7, pois ainda desenvolvo em vb.net, porém já estou aprendendo Python, e quem sabem mais para depois Java. 



Enfim resolvi escrever esse artigo, para destacar que é possível sim, migrar de um sistema operacional proprietário para um livre, sem maiores prejuízos ou problemas. Claro você terá que ter bom animo e vontade de estudar, pois até se habituar com o novo, ira passar por algumas dificuldades, mais depois que você aprende a supera-las vai ganhando confiança, e quando percebe, você já não é a pessoa que questiona nos fóruns e sites, mais é um daqueles que ajuda a responder duvidas daqueles que estão entrando no mundo gnu/linux. Enfim hoje me deparei com uma situação interessante, que prova que o costume é o principal fator que impede o usuário de migrar para outro sistema operacional. 


Com intuito de manter um ambiente de trabalho exclusivo para o gerenciamento do Livre Universo, resolvi me utilizar de outro disco rígido e instalar o Gnu/Linux Elementary, o processo de instalação foi tranquilo, o sistema como já disse anteriormente em outros artigos é muito elegante, e rápido, porém algumas horas de uso, me senti incomodado... não era culpa do Elementary, mais sim do meu próprio gosto pelo Unity, e pelo Ubuntu... Não desisti, fui vencendo o apego pelo Ubuntu, e por fim usei o Elementary tranquilamente, mais isso se deve porque eu já havia anteriormente vencido esse apego e comodismo, oque me levou a seguinte reflexão: O que pesa na hora de migrar de sistema operacional, não é a dificuldade em si, mais o apego pelo sistema que você usava a muitos anos... Gostaria de Finalizar propondo uma questão, que eu achei intrigante... "Se muitos dos usuarios da MS estão tendo que reaprender, o uso do windows, graças ao lançamento de sua ultima versão  porque não aprender a usar o gnu/linux? já que de uma forma ou outra o usuário terá que aprender e estudar o sistema..."

Enfim e você caro leitor oque acha? Deixe sua opinião para podermos saber suas experiencias, como foi o seu processo de migração, dificuldades, etc.



------------------------------------------------[ Publicidade ]-----------------------------------------------







------------------------------------------------[ Publicidade ]-----------------------------------------------




0 comentários:

Postar um comentário