Depois de muitos meses de constante desenvolvimento, o Projeto Debian tem o orgulho de apresentar sua nova versão estável 7.0 (codinome Wheezy ).
Esta nova versão do Debian inclui vários recursos interessantes, como suporte multiarch , várias ferramentas específicas para implantar nuvens privadas , um instalador melhorado , e um conjunto completo de codecs multimídia e front-ends que removem a necessidade de repositórios de terceiros.
Apoio Multiarch, uma das principais metas de lançamento para Wheezy , permitirá aos usuários do Debian para instalar pacotes a partir de múltiplas arquiteturas na mesma máquina. Isso significa que você pode agora, pela primeira vez, instale ambos 32 - software e de 64 bits na mesma máquina e ter todas as dependências relevantes corretamente resolvidos automaticamente.
O processo de instalação foi bastante melhorado: Debian agora pode ser instalado usando o discurso software, acima de tudo, por pessoas com deficiência visual que não usam um dispositivo Braille. Graças aos esforços combinados de um grande número de tradutores, o sistema de instalação está disponível em 73 línguas, e mais de uma dúzia deles estão disponíveis para síntese de voz também.
Além disso, pela primeira vez, o Debian suporta a instalação e iniciar utilizando UEFI para os novos PCs de 64 bits ( amd64 ), embora não haja suporte para Secure Boot ainda.
Esta versão inclui numerosos pacotes de software atualizados, tais como:
- Apache 2.2.22
- Asterisk 1.8.13.1
- GIMP 2.8.2
- uma versão atualizada do ambiente desktop GNOME 3.4
- GNU Compiler Collection 4.7.2
- Icedove 10 (uma versão sem marca do Mozilla Thunderbird)
- 10 Iceweasel (uma versão sem marca do Mozilla Firefox)
- KDE Plasma Workspaces e aplicativos do KDE 4.8.4
- kFreeBSD do kernel 8.3 e 9.0
- LibreOffice 3.5.4
- Linux 3.2
- MySQL 5.5.30
- Nagios 3.4.1
- OpenJDK 6b27 e 7u3
- Perl 5.14.2
- PHP 5.4.4
- PostgreSQL 9.1
- Python 2.7.3 e 3.2.3
- Samba 3.6.6
- Tomcat 6.0.35 e 7.0.28
- Xen Hypervisor 4.1.4
- o ambiente desktop Xfce 4.8
- X.Org 7.7
mais de 36.000 outros ready-to-use pacotes de software, construídos a partir de cerca de 17.500 pacotes fonte.
Com esta ampla seleção de pacotes, o Debian mais uma vez permanece fiel ao seu objetivo de ser o sistema operacional universal. É apropriado para muitos casos diferentes de uso: de sistemas desktop a netbooks, a partir de servidores de desenvolvimento de sistemas de cluster, e para servidores de banco de dados, web ou de armazenamento. Ao mesmo tempo, esforços adicionais de garantia de qualidade, como instalação automática e testes de atualização para todos os pacotes no arquivo do Debian garantir que Wheezy satisfaz as altas expectativas que os usuários têm de uma versão estável do Debian. É sólida e rigorosamente testados. Leia mais...
0 comentários:
Postar um comentário