Bom caros amigos, vocês devem ter notado a inatividade da página, peço desculpas mais ultimamente ando sem tempo, pois possuo alguns projetos para terminar e ando sem tempo pois alem dos projetos ainda tenho que prestar assistência a alguns usuarios, mais vou me esforçar para postar regularmente um artigo por semana, ao menos, decidi escolher o tema Kernel para trazer um conhecimento indispensável aos usuarios que desconhecem tal assunto, estive também notando nas redes sociais principalmente no Facebook, algo preocupante e antes de entrar no tema gostaria da opinião dos leitores, o que ando observando é um fanatismo ou diria masoquismo de alguns usuarios linux, com os outros usuarios de outros sistemas, ao meu ver isso denigre a imagem dos usuarios linux além de abaixar a popularidade do sistema, esses usuarios estão entrando em sites cuja especialidade são o Windows ou Mac-OS e estão postando frases como: "Windows - Mac é uma merda!", "Windows - Mac Lixo", "Usuários Mac - Windows são uns retardados", e por ai vai as ofensas, bom primeiramente, eu acredito que criticas como essas são oriundas de pessoas sem poder de argumentação e que desconhecem a filosofia Linux, e outra oque estão fazendo em sites de tais sistemas se os odeiam? Eu como técnico em informatica, me cansei dessa baboseira de Haters e Fan-Boys alucinados... Eu dou Suporte a atualmente 4 tipos de sistemas operacionais, e nem por isso deixo de gostar do Linux e telo como favorito, mais nunca fui em outros sites de outros sistemas postar tais absurdos, respeito é algo fundamental em uma comunidade ainda mais uma comunidade de pessoas serias e livres como a do mundo linux, então peço a opinião de vocês e também um pouco de consciência na hora de sair denigrindo a imagem do software livre e do linux em geral.
Enfim o Kernel
O Kernel é o principal componente de um Sistema Operacional, mas fica deveras escondido que a maioria dos usuários domésticos sequer ouviu falar nele. Isso se deve à sua importância: ao contrário do que pode parecer, ele é tão essencial para o funcionamento de um computador que é melhor mantê-lo a salvo de pessoas bisbilhoteiras e inexperientes. Porém, no linux o Kernel é algo que deve ser atualizado com frequência sendo de suma importância que o usuario saiba de sua existência e de como ele funciona.
Kernel é uma palavra inglesa que significa "núcleo". Em Informática, o núcleo é a parte principal do sistema operativo do computador. A função do núcleo do sistema é conectar o software ao hardware, estabelecendo uma comunicação eficaz entre os recursos do sistema. Sendo basicamente esse o funcionamento do Kernel, vale ressaltar que o Kernel ainda mais no caso do sistema operacional linux, é o sistema em si, por isso temo o nome Linux seguido do nome da distribuição em si, por exemplo: Linux Mint, Mint é a distribuição ou seja o conjunto de pacotes que roda sobre o sistema ou Kernel linux, sendo um conjunto de pacotes possui particularidades que fazem desse conjunto algo distinguível em meios a outras distribuições ou conjunto de pacotes, esse conjunto é formado pelos softwares seja os de edição de texto, o ambiente gráfico e até o sistema de pacotes da distribuição.
A arquitetura do núcleo de um sistema pode ser monolítico, híbrido ou micronúcleo.
Monolítico: os controladores de dispositivos e as extensões de núcleo são executadas no espaço de núcleo, com acesso completo ao hardware.
Híbrido: é essencialmente um micronúcleo e tem um código ("não essencial") no espaço do núcleo para que as operações executadas sejam mais rápidas.
Micronúcleo: alguns processos são executados no núcleo e os restantes são executados no espaço do usuário.
O Linux é um software livre e portável, com a vantagem de funcionar em dezenas de plataformas, desde os supercomputadores IBM aos dispositivos móveis, Smartphones. O sistema operativo Linux possui um núcleo monolítico.
O fato é que o Kernel é complexo demais para ser explicado de forma técnica a um público leigo no assunto. Basicamente, ele começa a funcionar assim que o computador é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo etc.). O Sistema Operacional é carregado em seguida e, uma vez que o usuário faça seu login, o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos.
Dessa forma o Kernel pode ser descrito como um grande organizador: é ele o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam (memória RAM, por exemplo) simultaneamente, fazendo com que haja um compartilhamento concorrente – mas sem oferecer riscos à integridade da máquina. Abaixo uma representação para que vocês entendam melhor.
Enfim é isso, espero ter ajudado no entendimento, de tal assunto para que possam perceber que distribuição não é "Versão Linux" e sim um conjunto de aplicações e pacotes para determinado grupo de usuarios, e "Versão Linux" seria a versão do Kernel do sistema.
------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------
------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------
Este artigo pertence ao Livre Universo.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.
Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.
A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!