Elementary OS Luna, um sistema elegante

Os controles são extremamente trabalhados para você não perder o foco no que prestende fazer. A consistência é a chave, o conteúdo é real, menos é mais e o simples é lindo.

Ubuntu 14.04, confira as novidades

Como era de se esperar esta versão marca uma nova etapa para os usuários do sistema, pois alem de fluida e estavel é inovadora, fazendo com que ela possa ser utilizada, sem preocupações.

LibreOffice 4.2, liberdade e produtividade

O LibreOffice é uma suite de escritório livre compativel com as principais suites de escritorio do mercado. Oferece todas as funções esperadas de uma suite proffissional: editor de textos, planilha, apresentação, editor de desenhos e banco de dados.

Steam para Linux

O Steam para o sistema operacional Linux (clique na imagem acima para acessar) foi lançado oficialmente pela Valve no dia 14/02/2013. O lançamento dá fim à fase de testes fechada iniciada em novembro de 2012 e aberta ao público em dezembro.

OpenSUSE 12.3

O projeto openSUSE é um esforço mundial que promove o uso do Linux em todos os lugares. O Projeto openSUSE cria uma das melhores distribuições Linux do mundo, trabalhando junto num aberto, transparente e amigável estilo como parte de uma comunidade mundial de software livre e de código aberto.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Configurando sua webcam - Skype no Ubuntu 13.04 e 13.10 64 bits







Umas das coisas mais chatas de quando se usa o Ubuntu 13.04/13.10 64 bits ou algum derivado é o fato de que se usamos o Skype, a webcam provavelmente não funcione nele mesmo que seja compatível com o linux, nesse caso corremos a buscar na web alguma solução mais todas elas ao menos no meu caso sempre fracassam, e então eis que hoje descobri uma maneira infalível e muito prática de ativar a webcam no Skype, que até então não exibia imagem nenhuma. Vale lembrar que se você usa o Ubuntu em versão x86 (32 bits) pode seguir os passos que é encontrado na web, pois somente versões de 64 bits apresentam esse inconveniente.

Primeiramente devemos baixar o skype do seguinte link: http://www.skype.com/pt_BR/download-skype/skype-for-computer/, logo em seguida devemos clicar em "Escolha sua distribuição" e selecionar a opção Ubuntu 12.04 (Multiarch).



Clique em "Escolha Sua distribuição"


Escolha agora a opção: Ubuntu 12.04 (multiarch)


Apos este procedimento sera baixado um pacote .deb do Skype, após a conclusão do Download vá na pasta Downloads ou na pasta que escolheu salvar o download e de um duplo clique pacote respectivo ao Skype, que deve ter o mesmo nome do na imagem abaixo:


Clique no Pacote Skype-ubuntu-precise... para prosseguir com a instalação


Agora note que a Central de programas do Ubuntu será aberta com as informações respectivas ao do pacote do Skype.



Central de Programas do Ubuntu


Agora basta clicar em instalar para prosseguir, note que sera pedida sua senha de super Usuário (root) basta digita-la e confirmar a instalação, aguarde alguns minutos para a instalação ser concluída.


Janela de Autorização da instalação

Após a conclusão da instalação feche a central de programas, e siga os passos a seguir para fazer com que sua webcam funcione normalmente, caso já tenha o skype instalado, ignore os passos acima e siga os que narrarei agora, lembre-se que não pode estar com o skype aberto pois iremos trabalhar com algumas dependências do mesmo hehehe. Vamos ao trabalho:

 Vamos instalar a biblioteca LIBV4L para 32 bits, pois no Ubuntu 13.04 ou 13.10 64 bits essa biblioteca em versão para 32 bits é inexistente e usa-la no Skype não dará certo já que o mesmo é 32 bits. Abra o terminal (CTRL+ALT+T ou busque-o no dash) e digite:

sudo apt-get install libv4l-0:i386

Vamos instalar ainda o V4L2UCP, que é um gerenciador de tal biblioteca, usaremos ele caso a Webcam venha a funcionar com a imagem invertida ou seja se você aparecer de ponta cabeça em suas vídeo conferencias, terá que usa-lo para corrigir isso hehehe.

sudo apt-get install v4l2ucp

Agora de posse de tais aplicativos e bibliotecas instalados vamos ao mais importante, iremos criar um novo script para substituir o que inicia o Skype, para que o mesmo venha a inciar junto da biblioteca necessária para o funcionamento correto da webcam. Ainda no terminal vamos digitar os comandos abaixo, para criar tal script:

 Criando o script com o editor de textos GEDIT:

sudo gedit /usr/local/bin/skype 

Copie e cole os comandos a baixo. São necessário para chamada da biblioteca usada na webcam. Salve e feche o Gedit. 

#!/bin/bash
LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so /usr/bin/skype


2° Altere as permissões do arquivo e torne executável. 

sudo chmod a+x /usr/local/bin/skype 


Pronto agora basta abrir seu Skype,  no Menu Principal -> Opções -> Vídeo e veras que a webcam provavelmente estará funcionando! hahaha Só alegria a partir de agora kk. Bom caros amigos espero te-los ajudado e até o próximo artigo, forte abraço, e não deixe de comentar se a dica deu certo.


*Caso a Webcam apresente imagem invertida, basta digitar no terminal o comando v4l2ucp e editar as configurações da imagem abaixo até que a webcam exiba a imagem corretamente. Horizontal ou Vertical Flip, dependendo do caso, em seguida clique em UPDATE ao lado e confira no Skype se a imagem de Cam voltou ao normal, feito isso só fechar o v4l2ucp.



v4l2ucp gerenciador





------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------

------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------






Este artigo pertence ao Livre Universo.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.

A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Gnome 3.12 poderá ter novo cliente IRC





Seguindo a onda dos aplicativos próprios que tomou conta do Gnome, a próxima versão, a 3.12 deverá contar com um novo membro da família: o Polaris, um cliente IRC desenvolvido dentro do projeto.


O aplicativo é bem novo, o primeiro commit do projeto foi em Junho desse ano, por isso os desenvolvedores ainda não tem certeza se ele estará pronto já para o próximo lançamento.
Além do recurso óbvio de conversar em chats, o Polaris terá fácil acesso ao histórico de conversas, lembrar as últimas salas acessadas, integração com o Gnome Contacts e com a área de notificação do ambiente gráfico e um visual integrado com o restante do ambiente. Nunca usei um cliente IRC mais acredito que essa iniciativa seja positiva, pois deixara mais caracterizado o ambiente, que agora passa a ter aplicativos próprios e harmoniosos com a interface. E você caro leitor oque achas dessa novidade? 




------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------


------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------





Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.

A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!

domingo, 6 de outubro de 2013

Atualizando o kernel de seu Ubuntu 13.04/12.10 para a versão 3.11.4





Agora que voltei ao Ubuntu 13.04, após dois dias usando o openSUSE 12.3 decidi deixar o sistema com minhas opções de personalização e claro com o ultimo kernel disponível, após uma rápida pesquisa obtive o procedimento de atualização que como sempre é rápido e simples, após a atualização notei uma melhoria no consumo de memória e na inicialização do sistema que está alguns segundos mais rápida, também decidi desta vez usar os drivers da comunidade para minha placa gráfica NVIDIA, e até agora está tudo OK, mais para frente falarei sobre a diferença dos drivers proprietários e dos disponíveis pela comunidade, ainda estou testando - os hehehe, sem mais delongas, vamos ao procedimento? Após seguir os passos abaixo, deixe suas impressões sobre o novo kernel, se melhorou ou piorou, vamos lá:

"ATENÇÃO: A instalação do Kernel é um procedimento apenas para usuários com conhecimentos capazes de desfazerem a instalação caso ocorra algo errado."


Abra o terminal (CTRL+ALT+T ou busque-o no dash) e entre com os comandos:

 cd /tmpcd /tmp ftgrrtrtrtrtrtrtrtrftertNNNNNavegue para a pasta temporária do Ubuntu:


cd /tmp

 Faça download do script:


wget http://ubuntued.info/kernels/kernel-3.11.4 -O kernel-3.11.4

 Defina o ficheiro do script como executável:


chmod +x kernel-3.11.4

 Execute o script com o comando abaixo. Ele irá perguntar se você tem a certeza. Carregue na tecla ENTER para continuar. Aguarde e acompanhe a instalação.


sudo sh kernel-3.11.4

 Quando o procedimento de instalação do comando anterior terminar, você já tem o kernel instalado. Significa portanto que apenas precisa de reiniciar para começar a utilizar. Para tal execute o comando seguinte:

sudo reboot

 Depois de reiniciar, se você quiser confirmar que está a usar o novo kernel, abra o terminal e escreva o comando seguinte:


uname -r


Como remover o Kernel 3.11.4


A instalação do Kernel 3.11.4 deu algum problema? Você quer remover este kernel? O procedimento de remoção também é muito simples, basta escrever o comando seguinte no terminal:


sudo apt-get purge linux-image-3.11.4-*


O script, assim como os passos de instalação foram retirados do site ubuntued, que é um site de confiança além de possuir uma vasta comunidade por volta do mesmo, deixo aqui os créditos a eles e também recomendo uma visita por lá, enfim pessoal é isso, espero te-los ajudo, forte abraço e boa semana a todos.




ATENÇÃO: A instalação do Kernel é um procedimento apenas para usuários com 
conhecimentos capazes de desfazerem a instalação caso ocorra algo errado.
ATENÇÃO: A instalação do Kernel é um procedimento apenas para usuários com 
conhecimentos capazes de desfazerem a instalação caso ocorra algo errado.
ATENÇÃO: A instalação do Kernel é um procedimento apenas para usuários com 
conhecimentos capazes de desfazerem a instalação caso ocorra algo errad
------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------

------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------




Este artigo pertence ao UbuntuED e ao Livre Universo.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.

A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Recuperando o grub (boot) do Ubuntu e derivados após instalar o Windows






Muitas pessoas usam o Linux em dual boot com o Windows, seja para usar os games ou para trabalho, como no meu caso (desenvolvedor em VB) enfim, é normal no windows haver a formatação esporádica diria que quase que mensal já que o sistema é um rio de bugs infinitos, enquanto nosso querido linux só é trocado para testar ou migrar para outra distro ou para uma atualização radical (ex do Ubuntu 10.04 para o 13.04)  sendo assim, o sistema do tio bill é um tanto egoísta hehehe e costuma levar o grub junto quando é instalado novamente, ou seja você fica trancado do lado de fora do seu amado linux, tendo apenas as janelinhas do tio bill como sistema rsrs.  Por isso hoje vou trazer a vocês uma dica muito legal, que permitira você concertar o grub, e ter seu dual boot novamente, e claro deixar o windows de escanteio como sempre hahaha.


Requisitos:


1° Uma live CD/DVD ou um pendrive bootavel do Ubuntu (qualquer versão) ou de algum derivado dele.

2° Mudar a bios do pc para bootar pelo CD/DVD ou USB, pode também usar a tecla de boot da bios geralmente F11 ou F8 nos modelos ASUS ou GIGABYTE.


Executando os passos:



No Windows, insira o CD/DVD de instalação do Ubuntu na unidade de CD/DVD e reinicie a máquina.;



Quando aparecer o menu de boot do CD/DVD, escolha a opção “Experimentar o Ubuntu”;


Depois que o computador inicializar o Ubuntu completamente, clique em “Aplicativos > Acessórios > Terminal” ou tecla de atalho CTRL+ALT+T;


Quando a tela do terminal abrir, digite o seguinte código:
sudo fdisk -l


Esse comando mostrará todas as partições existentes no seu computador. Encontre a partição que contém o Ubuntu ou derivado, normalmente exibida como partição “Linux”;


Sabendo em qual a partição está o Linux, digite:
sudo mount /dev/nomedaparticao /mnt


Em ‘nomedaparticao’, digite o nome da partição que está com o Linux instalado. Por exemplo:

sudo mount /dev/sda3 /mnt


Com a partição já montada, digite:
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda


Pronto seu grub está de volta e agora pode selecionar os sistemas normalmente, como era antes, espero ter ajudado, qualquer duvida é só comenta-la, uma boa quarta a todos e forte abraço.






------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------

------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------





Este artigo pertence ao Livre Universo.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.

A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Como atualizar o Kernel do Elementary OS Luna para o 3.10



Após alguns dias usando o sistema Linux Elementary OS Luna, percebi que sua versão de Kernel é antiga 3.2, e como eu queria desfrutar das mudanças de desempenho que possivelmente o kernel 3.10 traria, decidi dar uma pesquisada na web em como fazer o procedimento para o Elementary OS, já que o mesmo é baseado no Ubuntu 12.04 LTS, após alguns minutos de pesquisa descobri que não havia artigos sobre o tema, apenas alguns relatos nas comunidades linux, então decidi testar um dos procedimentos que alguns usaram e afirmaram funcionar, e após averiguar e testar venho aqui compartilhar com quem deseja atualizar o kernel de seu linux Elementary OS Luna.

Abra o terminal ( CTRL+ALT+T ou pesquise ele no menu) e dê os seguintes comandos: 

$ cd /tmp
$ wget http://dl.dropboxusercontent.com/u/47950494/upubuntu/kernel-3.10 -O kernel-3.10
$ chmod +x kernel-3.10
$ sudo sh kernel-3.10 


Pronto! Seu novo kernel está instalado, agora é só reiniciar a máquina. 

Caso queira remover o kernel 3.10 da sua máquina, digite no terminal o seguinte comando: 

$ sudo apt-get purge linux-image-3.10* 

Vejam na imagem abaixo o Elementary OS Luna com o kernel atualizado:





A dica pode ser usada em outras distribuições baseadas no Ubuntu, porém não testei ainda no Ubuntu nem no Linux Min ou outros derivados.



------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------


------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------




Este artigo pertence ao Livre Universo.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.

A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!

domingo, 29 de setembro de 2013

Ejecter, ejetando dispositivos USB e mídias com um único click no seu Ubuntu ou derivado!




Uma das coisas que sempre senti falta no linux era de uma maneira pratica para remoção segura de dispositivos USB ou mídias, na barra superior, porém dias atrás acabei descobrindo um aplicativo que cumpre com maestria tal tarefa. E agora venho compartilhar minha descoberta com vocês, caso ainda não o conheçam eu me refiro ao aplicativo Ejecter.

Como pode ver com o aplicativo temos um ícone para remoção de dispositivos  na barra superior.


O Ejecter cumpre sua função com competência e facilidade. Sua instalação também é bastante simplificada, e feita via terminal ou via central de aplicativos do Ubuntu. Para tanto, basta abrir o terminal de seu computador (Aplicativos > Acessórios > Terminal) e inserir o comando "sudo apt-get install ejecter" ( sem aspas) ou busca-lo na central de aplicativos.

O Ejecter também está disponível na central de programas do Ubuntu e derivados.


Até o momento, eu só tenho que falar bem de tal aplicativo, que além de melhorar o sistema permitindo ejetar mídias e dispositivos USB também é leve e discreto. E você já usou o aplicativo? O que achou dele? Deixe sua opinião! 



Pendrive de um amigo, possuindo o EFI Boot para testes com MAC - OSX.



*Nota, o ícone de ejeção só aparece quando alguma mídia está presente no computador.


------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------


------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------





Este artigo pertence ao Livre Universo.


Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.

A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!

Livre Universo esta de cara nova!





Como vocês provavelmente observaram, o Livre Universo está de visual repaginado, contando agora com um novo Template, e também com novas opções. Os motivos que me levaram a essa mudança, foram a lentidão que a página estava apresentando para carregar mesmo em uma internet de velocidade normal (1 MB), problemas no sistema de comentários, que na maioria das vezes não era exibido, problemas com links mortos e inválidos.

Como estive fora por dois meses o site se encontrou a deriva nesse imenso mundo da web, e por isso acabou sofrendo sérios problemas, aos quais fui até notificado pela empresa que hospeda o domínio, visando melhorar a visualização dos artigos, melhorar o tempo de carregamento das páginas e principalmente fazer com que o Livre Universo, seja distinguível de outros sites, houve a troca do Template, a criação de uma nova Logo, baseada também no nosso amiguinho simpático: Tux.

Ainda haverão mais mudanças com o decorrer dos dias e meses, mais essas mais sutis, espero sinceramente que tenham apreciado essas mudanças, e se possível deixem um comentário dizendo oque acharam, ou oque desejariam que fosse adicionado/melhorado no site. Abaixo fiquem com uma breve explicação da nova logo.





Com a intenção de manter o Livre Universo distinguível de outras páginas, foi criado uma nova logo, embora seja simples, deixa a entender claramente que estamos falando do Livre Universo, pois o Pinguim Tux, mascote do sistema operacional Linux representa a liberdade, e em sua barriga está o universo hehehe, claro que é uma maneira figurada de representar o nome da página, mais particularmente achei simples e bem objetiva. Bom pessoal esse é nosso simbolo de hoje em diante, espero que tenham gostado das novidades, agradeço a todos vocês que visitam a página, enfim um forte abraço a todos, muito obrigado. Fiquem atentos que em breve a analise do Linux Mint 15 Olivia, estará no ar!



------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------


------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------



Este artigo pertence ao Livre Universo.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.

A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Nvidia decide colaborar com o Nouveau



O fluxo de boas notícias não parecem parar. Juntamente com o anúncio de que a Valve lança seu próprio sistema operacional baseado em Linux, hoje, por meio de listas de discussão do Nouveau, a Nvidia anunciou o lançamento de informações técnicas sobre o seu GPU. Algumas das especificações já estão disponíveis online.

Além disso Nvidia disse:

Alguns de nós que trabalham no driver proprietário NVIDIA para Linux prestaremos atenção ao nouveau em: lists.freedesktop.org e trataremos de investir nele quando pudermos.

Eles também disseram que estavam dispostos a responder a perguntas específicas sobre a NVIDIA através de listas de discussão.

Tudo indica que este é apenas o primeiro passo rumo a uma maior abertura por parte desta empresa. O que é certamente uma ótima notícia para os usuários de GNU / Linux.



------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------


------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------



Este artigo pertence ao http://zeronteproject.com e ao Livre Universo.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.

A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tudo Junto & Misturado - O apanhado dos ultimos acontecimentos Linux e tecnologia em geral

A intenção dessa série de artigos esporádicos  e trazer aos leitores noticias sobre o mundo tecnológico  centrado em uma unica página, porém os links os levaram para outras páginas que publicaram tais noticias, e são de total responsabilidade de seus elaboradores.




Os ultimos acontecimentos no mundo linux e no mundo tecnológico foram muitos, mais vamos abordar hoje alguns deles e se o caro leitor se lembra de mais alguns é só comentar, nos lembrando. Hoje temos imagens vazadas do Android 4.4 KitKat que em seguida foram dadas como falsas segundo a analise de diversos sites especializados. Temos a noticia que um novo sistema linux provavelmente baseado no Ubuntu sera disponibilizado pela Valve empresa por trás do Steam, cujo objetivo do sistema sera os games da plataforma, ainda falando de linux teremos noticias sobre o investimento Bilionário em Linux da IBM, noticias de que a versão 14.04 LTS do ubuntu terá suporte de todos os drivers proprietários para seu novo servidor gráfico Mir, falando do mundo dos smartphones ainda teremos a informação de que a versão estável da ROM CyanogenMod 10.1.3 está disponível para download, e que a Apple vence Gradiente e pode usar nome iphone no Brasil.


Imagens do Android 4.4 KitKat?



De acordo com o pessoal do 9to5google, algumas supostas telas do Android 4.4 kitKat estão disponíveis para apreciação.






As imagens mostram uma nova tela de discagem e o que perece ser uma integração do sistema de notificações do Google+ com ao aplicativo que gerencia mensagens (SMS) do Android. Outro destaque é a barra de status que parece ganhar cores conforme o aplicativo aberto. Leia mais e confira as imagens em: http://googlediscovery.com/2013/09/23/estas-sao-as-primeiras-imagens-do-android-4-4-kitkat/



SteamOS: a distribuição Linux em breve presente na sua TV da sala






A Valve está a apostar muito no Linux e em ambientes comunitários. Inicialmente desenvolveu o Steam para criar um ambiente de comunidade para os fãs de jogos. Rapidamente decidiram disponibilizar jogos não só para Windows, mas também para MacOS e para Linux. Depois de terem lançado o Steam para Linux, houve muitos utilizadores que disseram que havia planos maiores. E de facto havia! Leia mais sobre o assunto, em: http://ubuntued.info/steamos-a-distribuicao-linux-em-breve-presente-na-sua-tv-da-sala


IBM: Investimento Bilionário em Linux





No último dia 17 de setembro, a IBM anunciou que fará um investimento de 1 bilhão de dólares no sistema Linux, além de investir também em outra gama de software livre com o intuito de melhorar seus serviços.  Leia o artigo completo em: https://under-linux.org/content.php?r=7670-IBM-Investimento-Bilion%C3%A1rio-em-Linux&s=e2a0fb55ddd00bf4f0146e6400c48e1a


Canonical - No Ubuntu 14.04 LTS todos os drivers proprietários suportarão o Mir



Empresa mostra positividade em relação ao suporte gráfico de AMD e Nvidia. Querendo tranquilizar um pouco os usuários, a Canonical empresa por trás do Ubuntu, afirmou que na próxima versão LTS - que deverá sair em Abril do próximo ano - todos os drivers proprietários suportarão o Mir com extrema qualidade.




O Mir gera polêmica desde que foi comentada a ideia - leia mais sobre o servidor gráfico da Canonical aqui - de que o Ubuntu não apoiaria mais o projeto Wayland, substituto histórico do X.org que é desenvolvido especialmente pelo Gnome Team e apoiado por empresas como a RedHat e a Intel que também resolveu deixar claro que não gosta do Mir. Leia mais em: http://www.diolinux.com.br/2013/09/ubuntu-1404-LTS-mir-suportara-todos-as-placas-de-video.html


Vesão estável da ROM CyanogenMod 10.1.3 está disponível para download






Uma das Roms mais famosas para Android, a CyanogenMod, lançou ontem (23) a versão estável 10.1.3. O update traz uma série de correções de bugs, novos dispositivos compatíveis, mais opções de privacidade e o CM Account, que já estava presente nas versões nightlies da 10.2. Leia mais em: 


Apple vence Gradiente e pode usar nome iphone no Brasil






A Gradiente não poderá impedir que a Apple use o nome iphone no Brasil, porque perderá a exclusividade sobre a marca no país. O juiz Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, decidiu que a empresa norte-americana tinha razão ao reclamar da brasileira, que tentou fazer com que seu Smartphone fosse o único iphone por aqui. Leia a matéria completa em: 


Extras:


Videocast #40 – Vírus no Linux

Bom se você já conhece alguns dos melhores sites sobre linux na web, já deve conhecer o site Ubuntero e possivelmente o Ivan, que é um profissional de muito conhecimento na área, e o seu Videocast #40 trata sobre um assunto que foi muito falado que era sobre um vírus ou Trojam que roubava dados bancários no linux, como sempre ele foi a fundo no assunto e nesse artigo em vídeo fala mais sobre o tema, nos explicando e tranquilizando! Recomendo que não só vejam o Vídeo como também fiquem sempre de olho no site dele que sempre tem os Videocasts e ainda varias analises e dicas de distribuições linux. Leia mais em: http://www.ubuntero.com.br/2013/08/videocast-40-virus-no-linux/






A equipe do Projeto Chakra tem o prazer de anunciar a disponibilidade da primeira versão do seu Fritz Chakra."Fritz" é o nome de uma série de lançamentos de Chakra, que segue a série KDE Software Compilation 4,11 e é dedicado à memória de Fritz_Van_Tom. Com este ISO, os desenvolvedores oferecem KDE SC 4.11.1. Além disso, nesta versão, muitas áreas têm recebido uma série de melhorias que afetam múltiplas aplicações, mais notavelmente um aumento de velocidade no Akonadi. Os Plasma Workspaces 4.11 receberão suporte a longo prazo, devido a equipe do KDE centrar-se na transição técnica para Frameworks 5.



------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------


------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------



Este artigo pertence ao Livre Universo e os links citados são de responsabilidade dos sites externos e seus respectivos donos, todos direitos reservados a eles.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.

A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!

Elementary OS 0.2 Luna, usar ou não usar?

Depois de tanto ouvir falar da versão final do Elementary OS 0.2 Luna, confesso que fiquei curioso, pois as opiniões eram divergentes, uns falavam bem do sistema, enquanto outros não só falavam de vários bugs e falhas quanto provavam suas criticas através de vídeo analises e artigos, como já havia testado a versão beta 2 do sistema e não havia aprovado devido a bugs irritantes e falhas no kernel, confesso que foi com uma pulga atrás da orelha, que decidi baixar o Elementary OS Luna Final, e substituir meu Ubuntu 13.04 Que esta comigo a mais de cinco meses (atualizado desde o 12.10).


Download uma frustração que virou agradável surpresa!




Ao baixar o sistema do seguinte link, confesso que por distração momentânea fiz o download da versão x86 (32 bit) direto no navegador, e fui me ocupar de outros afazeres, sem conferir se estava baixando a versão x64 bit, já que a maquina que iria instalar possui 8 GB de RAM e um Processador de quatro núcleos.  Ao termino do Download coisa de aproximadamente 4 horas, em uma conexão de 1 MB cuja taxa de transferência estava oscilando entre 60 Kbps a 125 kbps, me deparei com o meu erro, e confesso fiquei deveras desanimado, mais decidi prosseguir, mesmo sabendo que nativamente poderiam ser reconhecidos apenas 3,28 GB de RAM, e teria que usar um Kernel PAE para indexar mais de 4 GB de RAM oque seria um trabalho a mais e desnecessário caso eu tivesse baixado a versão x64. A agradável surpresa que constatei pós instalação foi que o Kernel PAE (que possibilita indexação e leitura de mais de 3 GB de memória RAM até 64 GB) veio instalado nativamente, reconhecendo meus 8 GB de memória RAM.



Nota o armazenamento é de 500 GB porém o sistema não listou nessa tela ...

Instalação um verdadeiro fiasco se confiar de mais nela! 

Acostumado com a instalação de distribuições linux, baseadas no Ubuntu, não achei nenhuma novidade quando me deparei com o instalador do Elementary OS que é quase identitico ao do Ubuntu com algumas modificações, porem foi ai que perdi uma instalação e aproximadamente 1 hora atoa! 



Instalador do Elementary OS Luna / By: Google Imagens


Acostumado com o a instalação quase automática do sistema, sendo que somente mudo algumas opções de partição, selecionei a opção Baixar atualizações enquanto instala e Instalar Plugins proprietários, logo em seguida escolhi as opções personalizadas de particionamento e deixei instalando, só para o instalador sair da tela exibida acima, quando se seleciona as duas opções leva em media 10 minutos, mais não estranhei pois é normal na minha internet levar esse tempo, acredito que ele gera uma lista de pacotes a serem baixados para depois prosseguir, isso demora tanto no Elementary OS quanto no Ubuntu ou qualquer derivado que testei. Mais após a conclusão da instalação e o reinicio do sistema... Surpresa! O sistema não iniciava a interface Gráfica de jeito nenhum, ele entrava no Terminal tty 1, e nada de apertar as teclas para o tty 7 que geralmente nos leva ao ambiente gráfico, ou até mesmo forçar o inicio por comando...  Eu havia me deparado com este erro quando testei o beta 1 e depois o beta 2, e pelo visto a equipe de desenvolvimento esqueceu dele, conclusão, instalei o sistema sem as duas opções, oque me fez ter que configurar tais coisas depois e perder mais tempo...


Segunda instalação, tudo OK!

Após a segunda instalação sem as opções citadas acima, o sistema carregou normalmente, logo na tela de boas vindas / Login note-se o cuidado e o capricho que a equipe de desenvolvimento do sistema teve com os aspectos visuais, que são agradáveis e discretos além de bonitos.


Login do Elementary OS luna / By: Google Imagens

Logo após o Login com minha senha, notei algo que me agradou e muito, mesmo com o sistema ainda livre de modificações, já que havia acabado de instalar, ele demonstrava ser mais leve que o meu até então finado Ubuntu. Comecei por instalar o suporte de  Idiomas que estava incompleto e logo em seguida executei o Gerenciador de atualizações, para depois reiniciar o sistema e ir em Configurações do sistema => Drivers adicionais e habilitar a ultima versão proprietária dos drivers Nvidia para minha placa de vídeo 9400GT, após o termino do download e instalação do driver, que foi tranquila, reiniciei o sistema e notei algo que já acontecia no Ubuntu e derivados, o belo logo do Elementary OS que aparecia no Carregamento do sistema, foi substituído pelo nome do mesmo em letras brancas, algo que ocorre quando se instala os drivers proprietários da placa de vídeo do computador.





Já os usuarios do Ubuntu não terão dificuldades em usar o Elementary OS Luna, tendo em vista que o mesmo é derivado do Ubuntu 12.04 LTS, e por isso possui compatibilidade com os pacotes do mesmo, além de possuir a central de configurações do sistema idêntica e trabalhar com o APT para instalação via terminal. 



Central de Programas


Sendo a mesma que  do Ubuntu, é de fácil acesso, e seu uso é bem simples, porém ao que parece a nova versão do Elementary OS cujo nome é "Ísis" que ainda esta em fase beta, e tem muita coisa pela frente antes que se torne final, ira contar com uma central de programas própria do sistema.






Muitos usuarios espalhados pelas comunidades linux, relataram instabilidade e diversos bugs na central de Programas, porém no meu caso foi o inverso, para grande surpresa, a central não apresentou instabilidade e nem bugs, ao contrario se mostrou (não me perguntem como rs) mais rápida e leve do que no Ubuntu, e olha que uso o Ubuntu a anos e acompanho a evolução da central, que embora tenha melhorado muito no Ubuntu, as vezes fica lenta.  Sendo que a unica vez em que ela travou foi quando perdi a conexão com a internet, porém rapidamente voltou a responder assim que a conexão restabeleceu.



Personalização um ponto positivo assim como em qualquer distro linux...


O Elementary por padrão já vem com um tema, elegante e agradável, porém  há a possibilidade de deixa-lo ainda melhor instalando temas e configurando alguns por menores, como por exemplo os botões das janelas, que no meu ponto de vista são horríveis devido a falta do botão minimizar e a mudança do padrão de layout, sei que é uma particularidade pessoal e isso vai muito do usuario, mais para mim, não me agradou e precisei instalar algo que já usava no Ubuntu para alguns ajustes, e que para o Elementary também existe: Tweaks, a instalação foi simples, segui os seguintes passos do próprio site do sistema.

Os passos são basicos, bastando abrir o terminal e nele digitar:

1° Adicionando repositório

sudo apt-add-repository ppa:versable/elementary-update




2° Atualizando a lista de aplicativos.
sudo apt-get update




3° Instalando o Tweaks para o Elementary OSsudo apt-get install elementary-tweaks




Em Configurações do Sistema, teremos o Ícone de acesso ao Tweaks, a onde poderemos fazer diversos ajustes inclusive voltar os botões das janelas na posição padrão com a opção minimizar também.







Como se sabe, a personalização não é algo exclusivo dessa distribuição, sendo que a maioria delas possuem tais opções, mais por essa contar com um aplicativo feito exclusivo para o seu uso, faz com que tenha um ponto positivo a mais. Lembrando que na comunidade do sistema se encontra diversos temas compatíveis e muito bem elaborados.



Aplicativos que acompanham o sistema



Um ponto realmente negativo nesse sistema, são os aplicativos que o acompanham, o Navegador Midori é rápido  porém a necessidade de ter que seguir um artigo só para fazer o Flash funcionar nele já faz com que ele perca o encanto, fora isso ele nos meus testes travou muito e apresentou instabilidade durante a abertura de 10 Abas, coisa absurda sendo que hoje em dia as vezes estamos com mais de 20 abas abertas, principalmente para quem está pesquisando conteúdo para um TCC ou até mesmo se entretendo com redes sociais e downloads. O aplicativo padrão de e-mail Geary, não configurou contas de Email Outlook, Hotmail ou até mesmo uma de minhas contas Yahoo automaticamente,  coisa que o Thunderbird tira de letra, além de ele ser muito simplista, faltando algumas opções mais avançadas, sei que terão aqueles que criticaram esse aspecto de minha analise, e respeito a opinião dessas pessoas, mais ao menos para mim, e para outros usuarios esses dois aplicativos são no mínimos incompletos... 







A falta de uma suite de escritório mesmo que minimalista é outro ponto negativo, embora não seja algo muito ruim, é no minimo estranho, mesmo para a filosofia do sistema que visa a liberdade, pois impossibilita o uso dela para edição de documentos usando o Live CD. Falando em faltas, existe outro problema, ou no minimo inconveniente  o sistema não possui um Monitor de tarefas, oque impossibilita o usuario finalizar tarefas e principalmente ter ideia do consumo do sistema.  

Embora haja ainda esses inconvenientes o restante dos aplicativos e a compatibilidade nativa com todos os disponíveis para o Ubuntu 12.04 LTS sana este problema, no meu caso removi o cliente de E-mail nativo e instalei o Thunderbird, deixei o Midori esquecido em um canto, visto que até o momento não consegui remove-lo, e instalei o Firefox e Google Chrome. A suite de Escritório escolhida por mim foi a LibreOffice 4.2 que deixarei os passos para instalação abaixo, e por final também configurei o visual, instalando um tema de ícones e de janelas que imita o MAC OS X Moutain Lion, que também deixarei o link de onde tirei.


Instalando o LibreOffice e os temas!



Para instalar o LibreOffice mais atual no Elementary OS Luna, já que os existentes nos repositórios é o 3.8 um pouco antigo já, basta abrir o terminal (CTRL + ALT + T ou buscar nos aplicativos) e digitar os itens abaixo e dar enter, um por vez:

1°  Adicionando repositório:

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa


2° Atualizando lista de aplicativos:

sudo apt-get update


3° Instalando o LibreOffice


sudo apt-get install libreoffice


Para os temas basta seguir as dicas desse link aqui: Temas, que é da comunidade oficial.

Ou digite os comandos no terminal:


1° Adicionando repositório da comunidade Elementaryosbr:

sudo apt-add-repository ppa:elementary-br/projects



2° Atualizando lista de Aplicativos:

sudo apt-get update



3° Instalando Tema de Ícones Ieos7 e Tema de janelas:

sudo apt-get install mountainlion-theme ieos7-icons



4° Aplique o tema Usando o Tweak que já foi ensinado a instalação acima.




Gazette - Serviço que agrega feeds e informa o tempo em sua tela






Esse adorno que mais lembra um Conky ou Widget, além de elegante é muito útil, pois com ele podemos ter acesso as ultimas noticias de um site favorito, a temperatura de nossa região e ainda as ultimos arquivos acessados. Gostei muito de sua leveza e simplicidade, além da própria funcionalidade já dita. Para instalar basta apenas seguir esse artigo da comunidade elementaryosbr.org na parte de configuração do Gazette, onde se configura o Feed de noticia caso queira usar nosso Feed basta usar o seguinte código em lugar do listado lá no artigo: 

gsettings set org.pantheon.gazette.news rss-url 
"http://feeds.feedburner.com/LivreUniverso?format=xml"

A imagem acima, como podem ver foi o resultado final, que obtive do Elementary OS Luna, apos algumas configurações e instalação de temas e ícones  eu particularmente achei que o sistema é bastante customizável e elegante, ficando satisfeito com o resultado final, embora tenha gasto algum tempo configurando, não notei lentidão e nem bugs.


Conclusão final!


O Elementary OS 0.2 Luna final, é um excelente sistema operacional para quem gosta de distribuições enxutas de aplicativos e com visual elegante e sóbrio, porém não recomendaria para quem quer um primeiro contato com o linux, devido a falta de aplicativos e de algumas opções inexistentes, já que para deixar o sistema 100% legal, é necessário um conhecimento básico no assunto, pois o usuario teria que instalar pacotes, aplicativos e Temas de seu grado. Isso coloca o sistema em um patamar menos acessível para os leigos que ainda não aprenderam os rudimentos do sistema linux, ou seja a instalação de aplicativos sem uso da Central de Programas, e customização, é claro que tendo uma vasta lista de artigos em sites especializados na distro, se torna fácil sua configuração e personalização, mais na minha opinião ela poderiam vir com alguns aplicativos de uso geral, que de preferencia fossem mais populares entre usuarios novatos, como o navegador Firefox ou Chrome, etc.

A nota geral seria de 9,5 pois o sistema não conta com um bom navegador, isso na opinião de muitos, e pode matar a sua instalação se for selecionada as opções de download de Plugins e atualizações durante a instalação do sistema. Além de não contar com uma suite de escritório, oque faz o uso da Live CD ser restrito, já que não se pode abrir documentos de texto, planilhas e apresentações sem ela. Fora isso é um sistema que eu aprovo e recomendo para quem estava com medo, devido os relatos de bugs, a configuração da maquina usada é a da imagem no começo deste artigo, e portanto qualquer pessoa com algo um pouco abaixo ou acima rodara o sistema tranquilamente. Enquanto as falhas relatadas por muitos, a minha opinião é que as atualizações atuais do sistema devem te-las sanado, pois até o momento tudo corre bem, espero que continue assim.




------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------


------------------------------------------------[ Publicidade ]----------------------------------------------



Este artigo pertence ao Livre Universo.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Para compartilhar lembre-se de citar a fonte com o link original do artigo.

A reprodução deste artigo sem a devida nota de nosso link é caracterizado como crime digital!